4 de jun. de 2012

Áreas de Lazer - Espaços Gourmet

Oi, pessoas queridas..!! 
Continuando nossa super série sobre áreas de lazer, hoje vou mostrar algumas referências e dar dicas de como aproveitar melhor os tais espaços gourmet. 
Esses espaços com pias, churrasqueiras, fornos a lenha, mesas ou bancadas, servem como extensão da sala e cozinha para aproveitar os amigos e a família nos momentos de descanso (sim, cozinhar pode ser um ótimo hobby, ainda mais p/ quem não o faz durante a semana). E surgiram com tudo nos novos empreendimentos e construções. 
Cá entre nós, realmente é mto bom poder juntar o povo e fzer um churrasquinho ou uma pizza ou uma costela - hmmmm - bem informal perto da piscina ou na varanda do apto.   
Então, p/ vc que acabou de comprar seu ap, vai reformar ou construir sua casa e tá querendo idéias de como deixar seu espaço gourmet mais legal, ou p/ vc que simplesmente é curioso e adora ver espaços lindos e charmosos, aí vai uma seleção especial de ambientes super bacanas.
Mas primeiro vamos as dicas, afinal não adianta nada ser lindo e maravilhoso e não ser nada funcional.

Dica 1: Se vc mora em casa e tem bastante espaço, faça um espaço dedicado exclusivamente ao lazer com piscina, churrasqueira, forno a lenha, rede e tudo q tem direito. Mas não se esqueça da cobertura
Agora, se o espaço não é tão enorme, integre o espaço gourmet à cozinha e/ou sala. Uma construção só é mais econômica e facilita a locomoção entre os ambientes, principalmente em dias chuvosos.

Dica 2: Assim como na cozinha, a geladeira não deve ficar muito próxima da área quente. Então prefira deixar a pia entre a churrasqueira e geladeira.

Dica 3: Não se esqueça que as pessoas devem ter um lugar para sentar. Pode ser uma mesa ou bancada mesmo e deve estar num local que não atrapalhe a passagem. Aliás, poder transitar pela área é requisito óbvio.

Dica 4: Lembre-se que uma bancada próxima ao forno ou churrasqueira é fundamental. 

Dica 5: A coifa é muito importante - mesmo que vc more numa casa. Ninguém gosta de sair por aí defumado.

Dica 6: As cores e materiais devem refletir seu gosto e estilo, mas também devem tornar o lugar agradável e permitir uma limpeza fácil.

A residência em BH possui um espaço exclusivo para os momentos relax, com direito a forno de pizza, fogão a lenha e churrasqueira. Os materiais rústicos conversam de forma harmoniosa com as linhas retas e contemporâneas.
João Diniz

A área de lazer é coberta e integrada ao restante da residência.
João Diniz

Um verdadeiro salão gourmet recepciona a família e os amigos nessa residência.

Para fazendas ou um ar mais interiorano, você pode apostar em paredes terracota, móveis em ferro e objetos pendurados na parede.  

A área de preparação e manipulação dos alimentos fica toda encostada na parede, permitindo maior opções de uso do espaço.  Cadeiras coloridas dão um toque especial à mesa.

Se possível, o espaço deve ser aberto ao jardim e receber iluminação e ventilação natural. 

E quem disse q precisa ser grande? Um espaço pequeno também pode propiciar ótimos momentos. Nesse caso, cores claras ampliam o ambiente.

Cimento queimado, madeira e jardim: combinação infalível.

Esses materiais podem estar presentes na bancada...

..e na churrasqueira. Só não esqueça de tratar bem a madeira para não manchar. Para a manipulação da comida, prefira o uso de pedras como granito. Aqui um única bancada economiza espaço e serve diferentes usos: parte mais baixa em madeira para a refeição e parte mais alta em granito para o preparo.
Projeto aqui.

Em alguns casos, o corredor lateral já proporciona toda iluminação e ventilação necessária.

Mas, se não for suficiente, você pode optar por uma cobertura translúcida.

A escolha dos materiais deve respeitar o estilo da construção e dos moradores. Pode utilizar concreto, cimento, pedra, canjiquinha, madeira, cerâmica, ladrilho hidráulico e até o tradicional tijolinho para revestir as paredes, bancadas e churrasqueiras.

A churrasqueira metálica é uma ótima opção: vem pronta e combina perfeitamente com a vegetação do jardim e a bancada em madeira e granito preto absoluto. 

Os móveis coloridos ganham destaque nas cores neutras do cimento presente no piso e paredes. Os tecidos suspensos permitem criar áreas mais protegidas do sol, já que a cobertura é transparente. - show p/ um pequeno quintal ou apto térreo.

Placas de ardósia (que são bem baratas e dispensam mão de obra especializada) dão um efeito parecido com o concreto e permitem o uso de objetos e móveis coloridos. Nas varandas, use e abuse de bancos suspensos e extensos - eles podem servir como o próprio guarda-corpo - e almofadas futons. Destaque especial para os vasinhos ao lado da coifa.

As cadeiras de modelos e cores diferentes estão super em alta e dão um ótimo efeito na decoração do espaço. 

Tons em madeira combinados com laca branca deixam o ambiente elegante e requintado.

Já combinar a madeira com cores vivas, como vermelho, amarelo e azul, torna o ambiente mais rústico e aconchegante.

O espaço gourmet do apartamento pode ser completamente integrado. 

Quer um espaço mais clean? Aposte no branco.

Agora, se vc não usa tanto o espaço para as refeições, uma pequena bancada é suficiente. As poltronas confortáveis podem ser usadas para uma leitura, conversa entre amigos e nos dias de churrasco.

Ah, sua varanda é pequena e não é gourmet? Não se preocupe. Na próxima semana tem um post MARAVILHOSO sobre varandas pequenas em apto. Fique de olho.

BjoO!

Um comentário: